MASTERCLASSES

O Cinesolar e Instituto CPFL promovem ao longo do mês deste mês de novembro masterclasses virtuais para realizadores das periferias do Brasil selecionados para a “1ª Mostra On-line Cinesolar – A Brincadeira Tá On”.

Serão abertas vagas acionais para quem quiser participar das atividades. Os interessados em assistir às masterclasses podem enviar e-mail informando nome, profissão e estado para mostracinesolar@gmail.com.

As atividades são viabilizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Confira abaixo a programação completa:

10 de novembro, às 19h.

Tema: Conteúdo para mídias socias

Palestrante: Gabriel Billy

Mini bio: Natural do Mato Grosso, Gabriel “Billy” é formado em Comunicação Social – Radialismo (UFMT). Criador da Dias de Cinefilia, um portal de cinema nas redes sociais que soma mais de 200 mil seguidores entre Facebook, Twitter e Instagram. Foi produtor de conteúdo na Cafeína Conteúdos Inteligentes, uma das mais prolíficas distribuidoras cinematográficas do Mato Grosso, e gerenciou as redes sociais da Vitrine Filmes.

17 de novembro, às 19h.

Tema: Distribuição de impacto

Palestrante: Carol Misorelli

Mini bio: Carol Misorelli é cofundadora da Taturana, organização social que atua na distribuição de filmes com foco em impacto social. Formada em administração de empresas e relações internacionais, mestre em antropologia visual e pós graduada em história da África. Foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias de distribuição de impacto de filmes como: “Sem Pena” (2015), “ParaTodos” (2016), “ Chega de Fiu Fiu” (2018), “Espero tua (re)volta (2019), “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” (2020).

24 de novembro, às 19h.

Tema: Cinema e Internacionalização

Palestrante: Juan Zapata

Mini bio: Juan Zapata é diretor e roteirista colombiano atualmente radicado entre o Brasil e os Estados Unidos. Estudou direção e roteiro na EICTV de Cuba em 2001/2003. Foi diretor do Instituto Estadual de Cinema – RS em 2014/2015. No Brasil, dirigiu 5 documentários para o cinema, duas séries de televisão e dois longas-metragens premiados: “Simone” (2013), que foi lançado comercialmente em 6 países e participou de 35 festivais internacionais; e “Another Forever” (2016), lançado comercialmente em 8 países e multipremiado em locais como Colômbia e Estados Unidos. Atualmente se encontra realizando a première pela America Latina do romance “Uma Vez em Veneza” (2021). Seus filmes participaram de festivais de prestígio como São Francisco, Trieste, Cannes (WIP), Cartagena, Guadalajara, Mar del Plata, Gramado, Torino, Genebra e Bogotá. Suas produções têm sido comercializadas em canais como NETFLIX, FOX, Amazon, entre outros.

30 de novembro, às 19h.

Tema: Roteiro

Palestrante: Francine Barbosa

Mini bio: Francine Barbosa trabalhou no desenvolvimento de obras seriadas sobre temas variados – crime, histórico, jovem – destacando-se “A Revolta dos Malês” para o SescTv, “Irmandade” para a Netflix, “As Five” para a Globoplay e “Sentença” para Amazon Prime Video. Foi uma dos roteiristas do longa metragem “Shine Your Eyes/Cidade Pássaro”, de Matias Mariani (coprodução Brasil-França que teve estreia mundial na Berlinale 2020) sobre imigrantes nigerianos em São Paulo, e de “Libertários”, série documental da TV Cultura sobre heróis negros brasileiros que tem previsão de estreia para 2021.

 

Atuou como consultora de roteiro em projetos de longas metragem selecionados para festivais internacionais como “Espero Tua Revolta” (Berlin) e “Sick Sick Sick!” (Cannes), e foi integrante dos comitês de seleção do Brlab, Ministério da Cultura, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e Fundo Avon do Audiovisual, entre outros. Também é professora de roteiro desde 2015.