MOSTRA CINESOLAR – A BRINCADEIRA TÁ ON

Regulamento

Com o propósito de ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira voltada para o público infanto-juvenil, a MOSTRA CINESOLAR anuncia sua primeira edição virtual entre os meses de outubro e dezembro de 2021. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de julho e 09 de agosto de 2021.

O festival será realizado em ambiente online, através do canal youtube do CineSolar. Serão selecionados 56 curtas metragens com ênfase no universo infanto-juvenil e classificação indicativa livre. As regras para participar da MOSTRA CINESOLAR podem ser conferidas abaixo.

APRESENTAÇÃO

Serão aceitas as inscrições de pessoas físicas e coletivos de produção audiovisual brasileiros, com o limite de até 03 (três) filmes por proponente/produtora, dos quais detenha os direitos autorais. Poderão ser selecionados até 02 (dois) filmes por proponente/produtora. A MOSTRA CINESOLAR irá priorizar as produtoras e coletivos independentes que atuam nas periferias das cidades brasileiras, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários. Não serão selecionados filmes que já tenham sido lançados comercialmente. As obras inscritas deverão ter sido realizadas a partir de 2010, e com duração máxima de até 25 (vinte e cinco) minutos. Não há qualquer restrição de linguagem, sendo aceitas inscrições de curtas metragens documentários e/ou ficção. 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de julho e 09 de agosto de 2021, através do formulário.   

REMUNERAÇÃO

Cada filme selecionado receberá o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para o licenciamento do conteúdo que ficará disponível no Canal do Youtube do CINESOLAR e no site da MOSTRA durante o período do evento, de 01 de outubro e 31 de dezembro de 2021. O pagamento será realizado em até 30 dias após o término da Mostra.

O pagamento do licenciamento de cada filme/obra audiovisual se refere ao valor bruto mediante a eventuais descontos, retenções necessárias e obrigatórias de acordo com a legislação vigente e será pago mediante a apresentação de nota fiscal de serviço, cujo código do serviço deve ser relativo ao trabalho prestado ou através de emissão de RPA.  Para emissão do RPA é obrigatório a apresentação da cópia simples e legível do RG e CPF, comprovante de endereço e inscrição no PIS/NIT. Haverá retenção de 11% referente ao INSS.

O Proponente/Produtora deverá ser o único responsável pela autoria do filme/obra audiovisual inscrito e será responsabilizado, inclusive judicialmente, no caso de qualquer questionamento que diga respeito a obra e as informações prestadas ao CINESOLAR. Por autoria, se entende a titularidade dos direitos relativos à obra audiovisual, incluindo a obtenção das eventuais autorizações e cessões de direitos de terceiros.

PARTICIPAÇÃO DOS SELECIONADOS

Os realizadores dos filmes selecionados participarão de uma conversa entre os meses de setembro e outubro sobre seus processos de produção on-line com duração de cerca de 30 minutos que será gravada e disponibilizada no canal do Youtube do Cinesolar, como material complementar da Mostra.

Os realizadores dos filmes selecionados ganharão um curso on-line com 4 masterclasses no mês de outubro sobre audiovisual ministradas por profissionais do setor.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A comissão de seleção do Festival Cinesolar 2021 avaliará os conteúdos e selecionará os filmes de acordo com os seguintes critérios:

I – Filmes de produtoras e coletivos independentes com atuação nas periferias do Brasil, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários, com duração máxima de 25 minutos, voltada para o público infanto-juvenil e classificação indicativa livre;

II – Qualidade Técnica do curta-metragem;

III – Contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual.

IV – Filmes que de alguma forma tragam o impacto social na sua produção ou conteúdo.

DIVULGAÇÃO DOS FILMES SELECIONADOS

Os filmes selecionados serão divulgados no site da Mostra (http://mostracinesolar.com.br/) até o dia 20 (vinte) de setembro de 2021.

DÚVIDAS

Quaisquer dúvidas referentes a participação no Festival CineSolar deverão ser encaminhadas através do e-mail cinesolar@cinesolar.com.br até o dia 08 de agosto, penúltimo dia de inscrição.